domingo, 3 de março de 2024

Ritual Wicca de Auto Dedicação para Bruxos Solitários (3 Modelos)

 Ritual Wicca de Auto Dedicação

Para muitos pagãos modernos, fazer parte de um coven não é uma opção. Você pode não conviver com outras pessoas que compartilhem suas crenças ou talvez ainda não tenha encontrado um grupo para você. Ou talvez você tenha decidido que gosta de ser um praticante solitário. Tudo bem também. Contudo, um dos benefícios de fazer parte de um coven é o processo de iniciação. Esta é uma cerimónia formal em que se dedica ao grupo e aos deuses da tradição. Se você não tem um grupo ou Sacerdote/Sacerdotisa para iniciá-lo, então você pode se auto dedicar. 


O que uma auto dedicação deve incluir?

Pela própria definição da palavra, você não pode iniciar a si mesmo, porque "Iniciação é o ato de transmitir a alguém as primeiras noções de qualquer ideologia, arte, ciência ou prática, cerimônia feita com/por um mestre".

O que você pode fazer é dedicar-se à Velha Religião e aos Deuses que escolheu cultuar. Para muitas pessoas, fazer isso como parte de um ritual formal ajuda a consolidar seu relacionamento com o Divino. Algumas pessoas optam por esperar até terem estudado um ano e um dia antes de realizar um rito formal de auto dedicação. Depende inteiramente de você.

Dedicação significa exatamente isso -dedicação. Aceitação da Arte como um Caminho e um voto de estudar e aprender o conhecimento e as informações para se tornar um adepto. Isso pode ser muito pessoal, como para um solitário ou eclético. Ou seja muito público, como em um grupo (coven).  Quando você se dedica à Arte, significa que você interessou-se por ela, estudou-a e tomou a decisão de trilhá-la.  Você completou um Ano e um Dia. 

Ao fazer sua dedicação, você deixa o Senhor e a Senhora saberem que você os acolhe em sua vida, que escolheu o Ofício, que o seguirá e observará sua lei.  Você está fazendo uma promessa de respeitar o Senhor e a Senhora. Ao auto dedicar-se, você faz um juramento de que viverá pela Rede Wicca.  E a quebra de um juramento traz a mais grave desonra.  Em um coven, você geralmente também promete não revelar a não-membros nenhuma informação que você aprender no grupo. A Rede Wicca é uma declaração que fornece o sistema moral chave na religião neo pagã da Wicca e em algumas outras religiões relacionadas baseadas na bruxaria.  Uma forma comum da Rede é 'Se a ninguém prejudicar, faça o que desejar'.

Você pode querer esperar até a lua nova para realizar essa auto dedicação, porque é uma época de novos começos (ou a Lua Cheia). Tenha em mente que a auto dedicação é um compromisso que você está assumindo; isso não deve ser feito aleatoriamente ou sem uma reflexão prévia significativa.

O objetivo deste rito é aproximar o Dedicante (você) do Divino, bem como declarar sua conexão com seu caminho espiritual. É um passo muito importante em sua jornada espiritual, então você pode tentar incluir coisas que o tornem formal e oficial no sentimento e na prática.

Por exemplo, você pode querer fazer uma preparação formal com um banho ritual antes da cerimônia. Talvez você queira incluir ferramentas de altar que você mesmo criou - certamente não é necessário, mas se fizer isso, poderá tornar o ritual ainda mais pessoal e único. Você pode escolher um novo nome mágico para si mesmo, para que possa se apresentar aos seus Deuses com ele, como parte desta dedicatória. Finalmente, se você é bom em memorização, você pode querer reservar algum tempo com antecedência para memorizar o máximo possível deste ritual - se você está preocupado em esquecer o que dizer, reserve um tempo para copiar este ritual à mão em seu Livro das Sombras.

Ritual Wicca de Auto Dedicação (modelo #1)

Este ritual foi concebido como um modelo; você pode adaptá-lo para atender às suas próprias necessidades ou às da tradição que você criou.

Por ser um compromisso entre você, os Deuses e as forças da Natureza, este ritual de Auto Dedicação deve ser feito em absoluta solidão. O ritual deve ser feito após o crepúsculo, de preferência na Lua Cheia, em área externa, na Natureza. No dia do ritual, limpe cuidadosamente o local onde ele será realizado. Tome um banho de mar ou cachoeira; se não for possível, um banho com pétalas de rosa branca (purificação) é adequado. Abstenha-se de carne e drogas de qualquer tipo. Faça jejum ou coma frutas e verduras.

Você deve realizar este ritual estando nu(a), se possível. Encontre um local que seja tranquilo, privado e livre de distrações. Caso não seja possível, utilize uma roupa leve, de fibras naturais, de cor branca - a cor da iniciação. Não use joias ou qualquer adorno. Os cabelos, se longos, devem estar soltos. O objetivo do ritual é nos apresentarmos aos Deuses da forma mais natural possível.

Material:

Óleo de bênção (ou azeite de oliva);

Sal;

Uma vela branca.

Quando estiver pronto para prosseguir, espalhe o sal ao seu redor, em sentido horário. Acenda a vela branca e sinta o calor da chama. Olhe para o brilho do fogo e pense nos objetivos que você tem para si mesmo em sua jornada espiritual. Pense nas suas motivações para realizar essa auto dedicação.

Fique voltado para o Norte e diga:

"Sou filho dos Deuses e peço-lhes que me abençoem".

Mergulhe o dedo no óleo de bênção e, com os olhos fechados, unte a testa. Algumas pessoas fazem isso traçando um pentagrama na pele com o óleo. Diga:

"Que minha mente seja abençoada, para que eu possa aceitar a sabedoria dos deuses".

Unte as pálpebras (tenha cuidado) e diga:

"Que meus olhos sejam abençoados, para que eu possa ver claramente meu caminho nesta Arte". 

Unte a ponta do nariz com o óleo e diga:

"Que meu nariz seja abençoado, para que eu possa respirar a essência de tudo o que é Divino".

Unte seus lábios e diga:

"Que meus lábios sejam abençoados, para que eu possa sempre falar com honra e respeito".

Unte seu peito e diga:

"Que meu coração seja abençoado, para que eu possa amar e ser amado".

Unte o topo das mãos e diga:

"Que minhas mãos sejam abençoadas, para que eu possa usá-las para curar e ajudar aos outros".

Unte sua área genital e diga:

"Que meu sexo seja abençoado, para que eu honre a criação da vida".

Unte as solas dos pés e diga:

"Que meus pés sejam abençoados, para que eu caminhe junto ao Divino".


Se você segue divindades específicas, prometa sua lealdade a elas agora. Caso contrário, você pode usar “Deus e Deusa” ou “Mãe e Pai”. Diga:

"Esta noite, prometo minha dedicação ao Deus e à Deusa. Caminharei com Eles pedindo que me guiem nesta jornada. Comprometo-me a honrá-los e peço que me permitam aproximar-me deles. Como eu digo, assim será".

Reserve algum tempo para meditar. Sinta o brilho do ritual e sinta a energia dos Deuses ao seu redor. Você chamou a atenção do Divino, então eles estarão de olho em você. Aceite o presente de sua sabedoria.


Ritual Wicca de Auto Dedicação (modelo #2)


Material necessário:

• Uma vela preta representando a Deusa;

• Uma vela branca representando o Deus;

• Quatro velas para os Quadrantes: Preta ou Marrom para o Norte, branca para o Leste, vermelha para o Sul e azul para o Oeste;

• Turíbulo com incenso de igreja (ou algum aroma associado à consagração);

• Um pires com Sal Marinho;

• Recipiente com água de fonte, de rio ou água mineral (não use água de torneira);

• Um punhal consagrado (Athame) ou qualquer punhal de sua escolha;

• Um cálice de vinho tinto ou suco de uva.


Reúna todo o material necessário antes de ir para o Círculo, para não ter que sair e interromper o ritual. 

Acenda as velas em seus respectivos Quadrantes, que devem ser previamente determinados com uma bússola.

Monte o Altar ao Norte, com a vela da Deusa à esquerda e a vela do Deus à direita. Nele também devem estar o Cálice, o Athame, o sal, a água e o incenso. 

Se realizado em ambiente fechado, apague as luzes. Apenas a luz das velas deve iluminar o aposento. Segure o Athame com ambas as mãos e trace o Círculo no sentido horário, começando pelo Norte, e dizendo:

"Em nome da Deusa e do Deus, traço este Círculo de proteção.

Dele nenhum mal sairá.

Dentro dele, nenhum mal poderá entrar.

Pelos Guardiões dos Quatro Quadrantes da Terra, convido aos Elementais da Terra, do Ar, do Fogo e da Água para entrarem nesse Círculo e me auxiliarem nessa iniciação."


Volte ao Norte, beije a lâmina do seu Athame e coloque-o novamente no Altar.

Pegue o Sal, jogue três punhados na Água e diga:

"Abençoado seja o Sal que purifica esta Água!"

Segure o recipiente com a água salgada e dê três voltas ao redor do Círculo, em sentido horário, enquanto deixa cair algumas gotas no chão. Volte ao Norte e diga:


"Da mesma forma que o Sal purificou a água, que minha vida seja purificada pelo Amor da Grande Mãe e do Deus Pai!"

Pegue o Incenso e dê três voltas ao redor do Círculo, no sentido horário, volte ao Norte e diga:

"Abençoada seja esta Criatura do Ar, que leva até os Deuses a minha oferenda de alegria!"

Fique de frente para o Altar e diga:

"Eu (diga seu nome completo), compareço diante dos Deuses de minha livre e espontânea vontade, abrindo meu coração para as verdades e ensinamentos da Wicca.

Juro perante os Deuses jamais usar meus conhecimentos para prejudicar qualquer criatura viva ou para finalidades egoísticas.

Juro nunca prejudicar meus irmãos da Arte ou revelar seus nomes mágicos, embora eu tenha o direito e a obrigação de me defender contra energias ou pessoas negativas que queiram me prejudicar ou fazer mal aos que eu amo.

Juro defender meus irmãos na Arte, bem como divulgá-la para todos os que desejarem aprender, sem jamais tentar converter ninguém às minhas crenças ou menosprezar as crenças alheias.

Juro amar o Planeta Terra, procurar sempre harmonia com toda a Natureza, e, acima de tudo, colocar sempre a vida humana acima de interesses materiais.

A partir de agora, não há nenhuma parte minha que não seja dos Deuses; portanto, meu corpo é sagrado. Nenhuma parte dele é impura ou vergonhosa. Meu corpo merece respeito, como fonte divina de vida e prazer.

A partir de agora, a verdadeira autoridade sobre mim virá somente dos Deuses. Não aceitarei nenhum tipo de opressão, nem ficarei ao lado dos que oprimem meus semelhantes em busca de poder.

A partir de agora, lutarei para que a Justiça do Deus e Amor da Deusa sejam estabelecidos na Terra.

Assim seja!"


Pegue o Cálice, derrame um pouco de vinho no chão e diga:

"Da mesma forma que este vinho foi derramado,

que o poder me seja tirado se eu descumprir meu juramento."


OBS: Se quiser assumir um nome mágico, assim que derramar o vinho no chão, diga:

"De agora em diante, meu nome perante os Deuses é (diga seu nome mágico)."

Este nome deverá ser conhecido somente por você e seus irmãos na Arte. Dentro de Um Ano e Um Dia, você poderá fazer um novo ritual para confirmar seus votos, mantendo ou alterando seu Nome Mágico.


Molhe o dedo novamente, e desenhe um Pentagrama em cada Pálpebra, dizendo:


"Que meus olhos vejam o Poder dos Deuses em toda a Natureza."


Molhe o dedo, desenhe um Pentagrama em sua boca, dizendo:


"Que todas as minhas palavras sejam para propagar o Amor dos Deuses."


Molhe o dedo e trace um Pentagrama em seu coração, dizendo:


"Que a Grande Mãe esteja em meu coração, para que eu tenha compaixão por todos os seres humanos e por todas as criaturas."


Molhe o dedo e trace um Pentagrama na Região Sexual, dizendo:


"Que meu sexo seja abençoado pelos Deuses, para que haja fertilidade em minha vida."


Molhe os dedos e trace um Pentagrama em cada um de seus pés, dizendo:


"Que meus pés me levem pelos caminhos da Felicidade, e que os Deuses guiem todos os meus passos."


Segure o Cálice com ambas as mãos, beba o Vinho, deixando um pouco no fundo, e diga:


"Este é o Útero da Grande Mãe. Dele eu vim, e para ele voltarei com alegria! Que assim seja, para o bem de todos!"

Despeje o resto do vinho no chão. O Ritual está terminado.


Ritual Wicca de Auto Dedicação (modelo #3)


1. Monte seu altar: Coloque os seguintes objetos na superfície que você escolheu para trabalhar:

Uma vela preta para a Deusa;

Uma vela branca para o Deus;

Uma tigela com água;

Uma tigela com sal;

Seu athame;

Um incensário;

Um apagador de velas (ou colher);

Um cálice;

Uma garrafa de vinho ou suco de uva;

Uma tigela de libação

As palavras da dedicatória que se segue (a menos que você queira improvisar);

Caixa de fósforos.


2. Após tomar banho e vestir-se (ou não), vá até o altar, ao Norte, e prepare seu espaço sagrado.

3. Primeiro consagre seus elementos. 

4. Agora pegue sua água e ande no círculo deosil (sentido horário) e diga:

“Enquanto ando neste círculo

Eu limpo e consagro este terreno.”

5. Em seguida, espalhe sal ao redor do círculo e diga:

“Primeiro com a Água, depois com a Terra,

Com a negatividade banida, há um renascimento alegre.”

6. Pegue o incensário e ande em círculo dizendo:

“Próximo com Fogo, depois com Ar
Deixando-nos apenas com pureza justa.”

7. Pegue seu athame e marque os limites do círculo, puxando-o para cima à medida que avança.

8. Fique em frente ao seu altar e acenda as velas.  Dê as boas-vindas ao Deus e à Deusa e agradeça-lhes por terem vindo.

9. Comece sua Dedicação à Deusa dizendo o seguinte:

“Deusa, estou diante de você neste lugar sagrado de poder.

abra meu coração ao seu espírito.

Abro minha mente para sua sabedoria.

Dedico-me ao aprendizado de seus mistérios.

Dedico minha vida a seguir o caminho Wicca.

Ó Grande Mãe, leve-me para o seu rebanho.

Proteja-me, ensine-me, cure-me e capacite-me.

Respire seu espírito em meu corpo e me complete.

Ensina-me a ver através de olhos sábios.

Ensine-me a sentir através de um coração compassivo.

Ensina-me a beber por lábios que falam de bondade.

Ensina-me a ouvir com os ouvidos sem preconceitos.

Ensine-me a viver em unidade com a Terra.

Grande Deusa, Rainha da Arte dos Sábios, venho até vós como Seu filho(a) [Nome Mágico].

Deste dia em diante seguirei sua luz e me esforçarei para aprender vossos mistérios.”


10. Comece sua Dedicação a Deus dizendo o seguinte:


“Deus, estou diante de você no lugar sagrado de poder.

Abro meu coração ao seu espírito.

Abro minha mente para sua sabedoria.

Dedico-me ao aprendizado de vossos mistérios.

Dedico minha vida a seguir o caminho Wicca.

Ó Grande Pai, leve-me para o seu rebanho.

Proteja-me, ensine-me, cure-me e capacite-me.

Respire seu espírito em meu corpo e me complete.

Ensina-me a ver através de olhos sábios.

Ensine-me a sentir através de um coração compassivo.

Ensine a beber por lábios que falam de bondade.

Ensina-me a ouvir com os ouvidos sem preconceitos.

Ensina-me a viver em harmonia com a Terra.

Todo-poderoso Senhor, consorte e protetor da Senhora, venho até vós como seu filho(a) [seu nome mágico].

Deste momento em diante seguirei sua luz e me esforçarei para aprender vossos mistérios.”

11. Despeje o vinho no cálice.

12. Antes de beber, coloque um pouco do vinho na tigela de libação ao Senhor e à Senhora.

13. Agora beba vinho e reflita sobre este ritual e como você deu o primeiro grande passo para mudar sua vida. Agradeça ao Senhor e à Senhora por comparecerem à sua dedicação e apague as velas.

14. Pegue seu athame e ande no sentido anti-horário ao redor do círculo e desfaça-o.

15. Despeje no chão o conteúdo da tigela de libação.

Agora você está dedicado ao modo de vida wicca.  


"Eu sou pagão. Sou parte de toda a Natureza. As rochas, os animais, as plantas, os elementos e as estrelas são meus parentes. Outros humanos são meus irmãos e irmãs, quaisquer que sejam suas raças, cores, gêneros, sexo orientações, idades, nacionalidades, religiões, estilos de vida. O planeta Terra é a minha casa. Faço parte desta grande família da Natureza, não sou o mestre dela. Tenho o meu próprio papel especial a desempenhar e procuro descobrir e desempenhar esse papel. com o melhor de minha capacidade. Procuro viver em harmonia com os outros da família da Natureza, tratando os outros com respeito. Que assim seja!"